SAÚDE PÚBLICA E EPIDEMIOLOGIA


Ao estudar a Saúde Coletiva no Brasil, foi abordada sua evolução, que sempre esteve vinculada ao cenário político e econômico do país.

Analise as afirmativas abaixo sobre a evolução da saúde coletiva no Brasil:

 

I-            Até a chegada da família real portuguesa ao Brasil, as necessidades de saúde dos moradores da colônia eram atendidas pelos recursos naturais – como as ervas- e pelos boticários que viajam por todo o território.

II-          Durante a primeira república, o controle das grandes endemias era realizado através de estratégias autoritárias, em um modelo de visão militar conhecido como campanhista.

III-        No governo de Getúlio Vargas, foi aprovada no congresso nacional a Lei Eloy Chaves, que instituía os Institutos de Aposentadorias e pensões.

IV-         Até 1988, apenas os cidadãos que contribuíssem financeiramente para o serviço público de saúde, tinham garantia legal de serem atendidos por esse sistema.

 


São corretas as afirmativas contidas em:


I, II e IV apenas


II, III, e IV apenas


I, III e IV apenas


I, II, III e IV


I e IV apenas

O Sistema Único de Saúde- SUS- criado na década de oitenta, tem suas raízes no Movimento da Reforma Sanitária, também chamado Movimento Sanitarista.

 

Analise as assertivas que seguem sobre o Movimento da Reforma Sanitária:

 

I. Surgiu no ambiente acadêmico no início da década de 70, como forma de oposição ao regime militar.

II. Nasceu no setor de saúde, mas por ser um movimento de oposição ao regime militar, foi acolhido apenas no meio acadêmico.

III. Surgiu como resposta às decisões tomadas na VIII Conferência Nacional de Saúde.

IV. Foi um movimento popular, liderado pelos partidos políticos que estavam na clandestinidade durante o governo de Getúlio Vargas.

V. As propostas da Reforma Sanitária resultaram, finalmente, na universalidade do direito à saúde, oficializado com a Constituição Federal de 1988 e a criação do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Assinale a alternativa que apresenta apenas as assertivas corretas:


I, II, III e V.


I e V.


II, III e IV.


I, II e III.


II, IV e V.

Atualmente, o sistema de saúde pública no Brasil é o Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Analise as afirmativas abaixo sobre o Sistema Único de Saúde (SUS).

 

I-            O marco para criação do SUS foi a 8ª Conferência Nacional de Saúde na qual, pela primeira vez, representantes dos usuários dos serviços de saúde participaram com direito a apresentar propostas e votar para as escolher.

 

II-          Os princípios que norteiam o SUS podem ser doutrinários (ou ideológicos) e organizacionais.  Entre os princípios organizacionais do SUS está o da equidade, que garante que todos os usuários tenham igual acesso aos serviços de saúde.

 

III-        As bases históricas da criação do SUS encontram-se no movimento pela Reforma Sanitária iniciado na década de 1970.

 

IV-         A iniciativa privada não participa do SUS devido ao caráter público desse sistema de saúde.

 

São verdadeiras as afirmativas contidas em:


I, II e III apenas


I, II, III e IV


II, III e IV apenas


I e III apenas


II e III apenas

O Sistema Único de Saúde teve seus princípios estabelecidos na Lei Orgânica de Saúde de 1990 e podem ser classificados como princípios ideológicos e princípios organizacionais.

 

Analise os seguintes princípios do SUS:

 

I – Universalidade

II – Integralidade

III – Equidade

IV – Hierarquização e regionalização

 

São considerados princípios ideológicos do SUS:


I, III e IV, apenas.


I, II, III e IV.


II e IV, apenas.


I e III, apenas.


I, II e III, apenas.

Para compreender a atual organização da Saúde Coletiva é necessário considerar a evolução histórica dos serviços de saúde.

 

Assinale a alternativa que apresenta os marcos da organização da Saúde Coletiva no Brasil, na ordem cronológica correta.


Criação do Ministério da Educação e Saúde; criação das Caixas de Aposentadoria e Pensão; criação do Departamento Nacional de Endemias Rurais.


Criação das Caxias de Aposentadoria e Pensão; criação do INPS; Criação do Ministério da Educação e Saúde.


Aprovação da Lei Eloy Chaves; criação do INPS; criação dos Institutos de Aposentadorias e Pensões.


Criação do INPS; Criação do Ministério da Saúde; homologação da Consolidação das Leis trabalhistas.


Aprovação da Lei Eloy Chaves; criação dos Institutos de Aposentadorias e Pensões; criação do INPS.

Existem diferentes modelos para representar os fatores etiológicos das doenças: cadeia de eventos, modelos ecológicos, redes causais, múltiplas causas – múltiplos efeitos, abordagem sistêmica da saúde e o modelo de etiologia social das doenças.

 

Assinale a alternativa correta sobre esses modelos:


A cadeia de eventos é uma representação adequada para situações em que um conjunto de causas pode gerar mais de uma doença.


Os modelos ecológicos baseiam-se nas relações entre o agente causador da doença, o hospedeiro e o meio ambiente e foram muito aplicados por volta da metade do século XX.


A abordagem sistêmica da saúde considera um conjunto de elementos inter-relacionados em ordem crescente de complexidade, sendo o modelo atualmente adotado na organização dos serviços de saúde do Brasil.


O modelo de múltiplas causas e múltiplos efeitos permite linearizar a análise de diferentes doenças que ocorrem juntas em uma população, permitindo estabelecer a especificidade de cada agente causal à doença relacionada.


As redes causais compõem um modelo no qual é possível representar variadas causas para uma mesma doença, sendo bastante adequado para doenças transmissíveis como a infeção pelo vírus Ebola.

A explosão demográfica e seus diferentes impactos sobre a qualidade de vida tem sido discutida por diferentes autores, que propõem diferentes análises sobre esse fenômeno e apontam soluções distintas para seus impactos negativos.

Sobre esse tema, assinale a alternativa correta:


O desenvolvimento dos alimentos transgênicos contrapõe-se a teoria neomalthusiana ao favorecer a centralização de recursos financeiros.


A teoria de Malthus apontou que, sem controle da natalidade, faltaria alimento para a população.


A Revolução Verde, baseada na crescente utilização de mão de obra nas lavouras, apresentou-se como solução para alimentar a população crescente.


O crescimento vegetativo negativo mostra a necessidade urgente de aumentar a produtividade do setor agrícola.


A teoria neomalthusiana, apontou a baixa produtividade do setor agrícola como causa da pobreza no mundo.

Segundo Pereira (2001), os métodos de pesquisa em Epidemiologia podem ser classificados em estudo analítico ou estudo descritivo.

 

Analise as características abaixo:

 

I-            Relaciona uma suposta causa a um efeito.

II-          Apresenta um grupo controle para comparação.

III-        É baseado em uma hipótese formulada pelo pesquisador.

IV-         O pesquisador observa e quantifica o comportamento de algum fenômeno.

 

São características do estudo analítico as contidas em:

 


II e III apenas


I e V apenas


I apenas


I, II, III e IV


I, II e III apenas

Os métodos analíticos de pesquisa em Epidemiologia podem ser divididos em ensaio clínico randomizado, estudo de coorte, estudo caso-controle, estudo transversal e estudo ecológico.

 

Analise as características de diferentes estudos analíticos apresentados abaixo:

 

I-            Os grupos são organizados de acordo com a exposição ao agente causal.

II-          Não ocorre a reunião da população do estudo na época da exposição ao agente causal ou do diagnóstico da doença.

III-        Pode ser realizado através de comparações geográficas ou de comparações de séries cronológicas.

IV-         Os grupos são organizados segundo a presença ou ausência de uma condição específica.

V-           Os grupos são organizados ao acaso.

 

Assinale a alternativa que apresenta a correlação certa entre cada característica e um tipo de estudo analítico.


I-Estudo transversal, II-Estudo ecológico, III-Estudo de coorte, IV-Ensaio clínico randomizado, V-Estudo caso-controle.


I-Estudo caso-controle, II- Estudo transversal, III- Estudo de coorte, IV-Estudo ecológico, V-Ensaio clínico randomizado.


I-Estudo caso-controle, II- Ensaio clínico randomizado, III-Estudo ecológico, IV-Estudo de coorte, V-Estudo transversal.


I-Estudo de coorte, II-Ensaio clínico randomizado, III-Estudo ecológico, IV-Estudo transversal, V-Estudo caso-controle.


I-Estudo de coorte, II-Estudo transversal, III-Estudo ecológico, IV-Estudo caso-controle, V-Ensaio clínico randomizado.

Ao estudar a Saúde Coletiva no Brasil, foi abordada sua evolução, que sempre esteve vinculada ao cenário político e econômico do país. Analise as afirmativas abaixo sobre a evolução da saúde coletiva no Brasil:

I- Até a chegada da família real portuguesa ao Brasil, as necessidades de saúde dos moradores da colônia eram atendidas pelos recursos naturais – como as ervas- e pelos boticários que viajam por todo o território.

II-Durante a primeira república, o controle das grandes endemias era realizado através de estratégias autoritárias, em um modelo de visão militar conhecido como campanhista.

III-No governo de Getúlio Vargas, foi aprovada no congresso nacional a Lei Eloy Chaves, que instituía os Institutos de Aposentadorias e pensões.

IV-Até 1988, apenas os cidadãos que contribuíssem financeiramente para o serviço público de saúde, tinham garantia legal de serem atendidos por esse sistema.

São corretas as afirmativas contidas em:


I e IV, apenas.


II, III e IV, apenas.


I, III e IV, apenas.


I, II e IV, apenas.


I, II, III e IV.

Páginas: 12345678910